quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Exercicio 3 e 4



Rede WIRELESS




Rede Metropolitana




Rede CAMPUS

Rede WAN

Rede LAN

Exercicio 4
Tipologia De Barramento(BUS)

Tipologia De Estrela(STAR)

Tipologia em Anel(RING)

Tipologia em Árvore(TREE)








quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tipologias de rede

Tipologias físicas

Existem 5 tipologias físicas: 
barramento (BUS)estrela (STAR)árvore (TREE)malha (MESH) anel (RING)

Tipologia em barramento- BUS

- utilizada em redes locais (LAN) porque necessita de poucos equipamentos e as ligações são fáceis de configurar ou seja é fácil adicionar um novo computador na rede.
-
deixou de ser utilizada em consequência da velocidade máxima de transmissão limitada pelo cabo coaxial e a baixa fiabilidade. Uma ficha mal cravada impedia todos os outros computadores de comunicar.



Tipologia em Estrela- Star
-É a mais utilizada em redes locais (LAN)

- Utiliza cabos de pares entrançados 

- Dada a necessidade de um equipamento de interligação entre os computadores o comprimento do cabo utilizado é maior do que nas redes bus.

- O facto de ser necessário utilizador um equipamento de interligação torna o custo de implementação mais elevado face às redes bus.

-Os equipamento de interligação apresentam um número limitado de portas o que limita a adição de novos computadores à rede.

-- As vantagens desta tipologia são a fiabilidade e a velocidade.Se um dos computadores da rede apresentar qualquer problema os outros não serão afectados. São possíveis velocidades de 10Mbps, 100Mbps, 1Gbps e 10Gbps.


ALGUM ASSUNTO EM FALTA, MAIS TARDAR AMANHA ESTARA PRONTO.
OBRIGADO, ATENCIOSAMENTE,
PEDRO CARDOSO

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vantagens e desvantagens das Tecnologias wireless

vantagens:

Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas.
vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.
Diversas topologias: podem ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicações específicas. As configurações são facilmente alteradas, facilidade de expansão, manutenção reduzida.


desvantagens: 

Qualidade de serviço: a qualidade do serviço provido ainda é menor que a das redes cabeadas. Tendo como principais razões para isso a pequena banda passante devido às limitações da radiotransmissão e a alta taxa de erro devido à interferência.
Custo: o preço dos equipamentos de Redes sem Fio é mais alto que os equivalentes em redes cabeadas.
Segurança: intrinsecamente, os canais sem fio são mais suscetíveis a interceptores não desejados. O uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir em outros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, equipamentos utilizados em hospitais. Além disso, equipamentos elétricos são capazes de interferir na transmissão acarretando em perdas de dados e alta taxa de erros na transmissão.
Baixa transferência de dados: embora a taxa de transmissão das Redes sem Fio esteja crescendo rapidamente, ela ainda é muito baixa se comparada com as redes cabeadas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Noção e Classificação das redes de computadores

Classificação das redes consiste:


-O MEIO FÍSICO - cabos de cobre, cabos de fibra óptica, sem fios (Wireless).
-A DIMENSÃO DA REDE - redes locais, metropolitanas, área alargada, etc.
-A TECNOLOGIA DE TRANSMISSÃOethernettoken-ringFDDI
-TOPOLOGIA - redes em estrela, malha, árvore, etc
-A CAPACIDADE DE TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO - baixo débito, médio débito e alto débito.






Conceito de ETHERNET:
Ethernet' é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Rede de Área Local(LAN) - baseada no envio de pacotes. Define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.


Conceito de Token-Ring:
Token ring é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo de sua aplicação. Usa um símbolo (em inglês, token), que consiste numa trama de três bytes, que circula numa topologia em anel em que as estações devem aguardar a sua recepção para transmitir. A transmissão dá-se durante uma pequena janela de tempo, e apenas por quem detém o token.




Conceito de FDDI:
A tecnologia LAN FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é “primário”, o outro, permitindo recuperar os erros do primeiro, ou “secundário”). O FDDI é um anel de ficha de detecção e correcção de erros (é aí que o anel secundário tem a sua importância). 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Redes de Dados e as suas implementações

Cabo coaxial


Características e funcionamento


A malha metálica conductora é constituída por muitos condutores:
A malha é circular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando deste modo o condutor interior de interferências, o inverso também é verdadeiro, ou seja, freqüências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo em outros equipamentos.
A blindagem electromagnética é feita pela malha exterior.
Quando as freqüências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, a condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores. Dimimui-se assim a resistência da malha conductora.
O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5.


Vantagens

O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferência eléctricas ou magnéticas externas.
Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011